Menu

sábado, 11 de outubro de 2014

Histórias da vida...

Gosto de viajar desde sempre. Meu pai também gostava de pegar a estrada, mas dada as dificuldades financeiras que vivíamos isso quase nunca acontecia; na minha infância, poucas vezes fomos visitar meus avós e tios no oeste do Paraná. Na década de 80 pequenas melhoras aconteceram, comecei a trabalhar e então podíamos sair às vezes nos finais de semana, principalmente para visitar primos na região de Sorocaba (SP), algumas vezes para o litoral...

Esse gosto por lugares distantes sempre me fez consultar mapas e mais mapas do mundo todo, e acho que esse foi o início do que me levou a escolher Geografia como profissão. 

Durante a graduação fiz inúmeros trabalhos de campo que duravam de um dia até semanas... Perfeito!

Tive a sorte de me casar com o Cláudio, um Físico que também alimenta esse gosto por viagens, por conhecer novos mundos, culturas, museus, transportes, cores e sabores.

Começamos devagar, primeiro para destinos nacionais, consultando guias de viagens baratas, ficando poucos dias em cada lugar, e as vezes, se hospedando em espeluncas! 

Experiência ótima, todos que desejam iniciar a aventura de se tornar um viajante, deveria começar pelo seu próprio país, ainda mais quem mora no Brasil, um país que tem de tudo, para todos os gostos. Viajar pelo Brasil nos dá a experiência necessária para enfrentar muitos dos perrengues que enfrentamos pelo mundo afora, com a vantagem impar de poder resolver tudo em bom português. Mas de alguns anos pra cá, pudemos nos aventurar para destinos vamos dizer mais “exóticos”.

Nossa primeira viagem internacional (me recuso a contar Ciudad del Leste como viagem internacional ok?) foi para Buenos Aires, num feriado de três dias em 2007. A partir de então, não paramos mais.

Em viagens internacionais, sempre haverá o medo do desconhecido, do idioma estranho, das leis, um friozinho na barriga sempre aparece, mas quanto mais viajamos, mais adquirimos prática de como agir em determinadas situações, do que fazer ou não fazer... e um bom dicionário, conhecimento básico do idioma e uma boa pesquisa sobre a cultura local juntamente um pouco de mímica sempre ajudam.

Blogs de viagem sempre me ajudaram muito no planejamento das minhas viagens e há excelentes blogs por aí onde se adquire informações valiosas sobre os locais que pretende conhecer.

Por isso resolvi escrever um blog também, que juntasse minha paixão por viagens e pela Geografia. Nos post sempre trarei algo da geografia do lugar, porque são informações que farão o viajante aproveitar muito mais os lugares visitados.


Não tenho a pretensão de criar um novo guia para viajantes, mas já viajei o suficiente para dar algumas dicas e quero compartilhar um pouco da experiência que adquiri, do que funcionou para mim, das grandes roubadas de viagem essas coisas que valem a pena a gente saber antes de pegar a estrada. 

Se o que eu escrever aqui ajudar alguém, ficarei super satisfeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário