Menu

domingo, 16 de novembro de 2014

Lima - Peru


Nossa segunda visita ao Peru limitou-se a conhecer Lima e seus arredores. Fomos por conta e fizemos um bom planejamento então sabíamos o que queríamos ver em cada dia.

O clima de Lima é seco, praticamente não chove, mas na maior parte do tempo está nublado, quase nãos e vê a cor do céu. Apesar disso, a brisa que vem do mar é muito úmida e fresca e ajuda bastante a aguentar o calor. Por toda a costa de Lima veem-se placas de local para evacuação em casos de tsunamis, melhor ficar atentos para saber pra onde correr!


O trânsito é meio caótico, o que não deveria surpreender dois paulistas, mas tem algumas peculiaridades: aparentemente todos os carros estão com pequenas (ou grandes) raladinhas e amassados, dirige-se meio que a esmo, seta é produto de luxo (infelizmente vejo essa mesma atitude por aqui em Sampa), é um tanto complicado ser pedestre por ali, então se você for alugar um carro, tome cuidado dobrado; uma amiga que mora em Lima disse que prefere não dirigir por lá. Outra peculiaridade, os taxis não tem preço por bandeirada, você tem que resolver com o motorista antes de entrar no veículo, ou seja, o trânsito pode ficar parado porque alguém está discutindo com o motorista qual o valor da corrida e ainda, o motorista pode se recusar a pegar a corrida, caso não esteja no caminho dele o lugar para onde você está indo.

Há também um tipo de veículo muito pequeno, de três rodas, parecidos com os “tuc-tucs” asiáticos, mas são motorizados e funcionam como taxis também, os ônibus são feios de se ver e antigos, a maioria está mal conservada... o melhor jeito de se locomover por lá é de taxi mesmo, mas procure pegá-los em pontos determinados, para evitar qualquer problema. Coisas de Lima! Não me interpretem mal, adoro Lima e quero voltar lá mais vezes.





Uma curiosidade, se você ver pelas ruas ou sítios arqueológicos uns cachorros de porte médio e sem pelos, não se assustem achando que estão doentes, é o cão pelado peruano, uma raça típica local, antiga, que já foi encontrada em ilustrações de artefatos pré incas.






Hotel Four Points by Sheraton




Ficamos no Hotel Four Points by Sheraton, no bairro de Miraflores. Excelente hotel, com quarto amplo e agradável com café da manhã incluído na diária. O hotel possui um restaurante de comida internacional que funciona para almoço e jantar.








Lima é uma cidade grande, com bairros pouco turísticos, mas Miraflores, onde ficamos é bem bonito, perto do Shopping Larcomar e próximo também do Parque Kennedy, de onde saiam os ônibus da Mirabus para excursões. Mas há bairros pouco turísticos e onde é necessário certo cuidado a mais, porque pode ser perigoso andar por lá.

Shopping Larcomar

No dia da chegada não fizemos muito mais do que um reconhecimento da região do hotel, fomos almoçar no Shopping Larcomar e depois até o Pq. Kennedy onde compramos o passeio para o dia seguinte (sábado), com destino a Cidade Sagrada de Caral.

O passeio de dia inteiro começa bem cedo, por volta das cinco e meia da manhã porque Caral fica uns 200 km ao norte de Lima, pela rodovia Panamericana Norte, que vai pelo litoral e tem muitas curvas, por isso a velocidade é baixa, demorando umas 4 horas para chegar.









A cidade de Caral e suas surpresas: ao fundo um vale 
verdinho, no meio do deserto.
Caral é a cidade mais antiga das Américas e a segunda mais antiga do mundo com mais de 5.000 anos. O sítio arqueológico é bem organizado, fica numa região desértica, afastada da rodovia e está muito bem preservado. No local faz-se um tour com guias do parque. O local está sendo escavado e imagino que ainda vão descobrir coisas incríveis por lá. É lindo... Nesse lugar é possível ver algumas das surpresas que os sítios arqueológicos do Peru reservam, estávamos andando pelas ruinas, uma área desértica, e de repente, do topo de uma colina, vê-se um vale verdinho, usado até hoje para plantações e abastecimento de água.  Na volta para Lima paramos para almoçar. Chegamos a Lima no final da tarde.




No domingo fizemos outro tour para as ruinas de Pachacamac. Essa cidade localiza-se ao sul de Lima pela Panamericana Sur. Pachacamac foi o principal santuário há mais de mil anos, para onde se dirigiam milhares de peregrinos. Atualmente o sítio é o principal de Lima. Fica no distrito de Lurín e está cercado por bairros muito pobres, inclusive passando por algumas invasões.








Os templos e construções são visitados a pé e alguns por ônibus, porque o sítio é grande. 


Neste mesmo tour, paramos para almoçar no Restaurante D’Paso onde fazem um show com cavalos peruanos e músicas típicas. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário