Menu

quinta-feira, 3 de março de 2016

Petiscos pelo mundo... (parte I)


Tenho em meu passaporte apenas 7 carimbos internacionais, muuuuito pouco ainda. Há muito que se conhecer nesse planeta enorme, mas, dos países que eu já conheci, posso falar um pouquinho.

Uma das coisas que chamam a atenção de todos os viajantes é a alimentação. Há  quem viaje apenas para curtir a culinária típica de cada país... e como mudam os gostos! Cada lugar tem seus sabores próprios e seus costumes também, cada povo tem sua cultura alimentar bastante arraigada e que pode ser bastante diferente da nossa cultura aqui no Brasil.

Eu não sou o tipo de pessoa que gosta de experimentar de tudo, prefiro ficar no tradicional e mais simples mesmo que arriscar comer algo muito diferente, mas têm produtos que são específicos de cada lugar e que vale a pena saborear.

Nesta série de posts, vou escrever um pouco da comida de cada lugar, o que eu acho que é imprescindível experimentar (para o meu gosto, pelo menos), o que devemos tomar cuidado...

Itália

A Itália é conhecida pela sua culinária, que de modo geral é bem aceita e difundida aqui no Brasil, graças a imigração italiana dos séculos XIX e XX.

Na Itália, não deixe de experimentar:

- o gelatto (sorvete): acho que são os melhores do mundo, qualquer sorveteriazinha pequena de bairro é capaz de lhe servir um autêntico gellato italiano de dar inveja à Kibon. O meu preferido sempre é o de chocolate, mas tem muitos sabores: amarena, pistache, limão, e tantos outros sabores que torna a decisão de escolher um sabor bem difícil. Uma das melhores sorveterias que visitei foi a Stefano Dassie, que fica em Treviso, região do Vêneto. Nunca tomei um sorvete de chocolate mais gostoso, mais cremoso, mas fino, uma perdição!






- o Tiramissu: o tiramissu é uma sobremesa típica italiana que você vai encontrar em qualquer cardápio. Cada restaurante tem uma receita um pouquinho diferente, mas a base é a mesma: creme com mascarpone, café, chocolate, biscoito e, às vezes chantilly. Uma delícia. Mas aqui tem uma pegadinha, se o produto for do tipo industrializado, desista, nem perca seu tempo. A sobremesa para ser boa de verdade, deve ser produzida no próprio restaurante. Experimente em todos que entrar, você não vai se arrepender;




- cafés: há dezenas de tipos diferentes de café na Itália, um melhor que o outro! Se preferir, tome o chocolate quente.



- massas: há quem diga que as massas (pasta ou pizzas) na Itália não são tão boas quanto as daqui, mas eu discordo. Tive o prazer de comer algumas pizzas excelentes, nhoques fantásticos, com molhos incríveis.



- Rizzotos: são os melhores do mundo possivelmente.


- Vinhos: os vinhos na Itália são mais baratos que a água, então, vá a um supermercado e divirta-se. Nos restaurantes, mesmo os chamados vinhos da casa (que são servidos em taças e não a garrafa), são excelentes e muito baratos também.





 - Em milão... experimente os famosos Panzerottis do Luini, uma loja pequena, perto da Catedral, que forma uma fila enorme na hora do almoço. Um panzerotti é uma espécie de pão ou talvez empanada, recheado; os recheios são variados e vale como uma refeição!








Nenhum comentário:

Postar um comentário