Menu

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Valle de la Luna e Valle de la Muerte


Durante o inverno, o tour começa por volta das 15 horas e termina depois do por do sol.

A paisagem é realmente lunar... No meio do Deserto do Atacama a van vai rodando por uma estrada de terra, ninguém por perto, só rochas e dunas de areia. Depois de um tempo nesse cenário, vê-se outros turistas, com o mesmo fascínio no rosto.




Há uma camada branca sobre as rochas... seria neve? Não!  Sal! O carbonato de cálcio se acumulou durante milhares de anos e agora forma uma capa grossa e quebradiça que recobre quase tudo por alí e onde é terminantemente proibido pisar.

Primeira parada: que delícia, estamos a mais de 2.500 metros de altitude e temos pela frente um morrinho pra subir, vamos lá, fôlego!


Bem, toda falta de ar vale a pena! O lugar é lindo! Pausa para fotos, porque é preciso guardar o momento, mas o que vale é o que fica na memória mesmo, o sentido do vento no rosto (e que vento forte!), do frio na pele.


E vamos pela estrada novamente, até o monumento natural chamado de “Três Marias”, um conjunto de três rochas próximas uma das outras, cercadas pelo sal.




A próxima parada é no Cañon de Sal, onde se vê pequenas “esculturas” de sal nas paredes da rocha.





Na entrada do parque (onde pagamos as entradas), uma parada para banheiros e para comer um pedaço de torta de limão, porque ninguém é de ferro né?


Última parada: o Valle de la Muerte... há inúmeras explicações sobre o nome desse lugar: comparação com o vale da morte californiano; um lugar desolado que lembra a morte; viajantes perdidos que morreram por lá... o guia contou uma outra história que nem me lembro, mas a realidade é que o lugar é bonito demais, de se ver e viver!










Ficamos numa parte mais elevada, um mirante natural de onde pudemos observar toda a região, toda a troca de cores que o por do sol ia pintando nas rochas, desde mais claros tons de alaranjados até avermelhados mais intensos.

O vento e o frio eram cortantes, mas valeu a pena.



No meio de todos aqueles turistas, uma garotinha vestida com um tutu de balé, fazendo poses para fotos... o que ela estava fazendo alí com aquele frio e as perninhas de fora! Vai entender né? O ser humano é mesmo inexplicável!

Preços (em pesos chilenos, válidos para jul/2015):
Agência de turismo: 10.000 por pessoa
Entrada no parque: 3.000 por pessoa (paga-se em dinheiro, na entrada do parque)


Nenhum comentário:

Postar um comentário