Menu

sábado, 27 de junho de 2015

Treviso


A cidade de Treviso, na Província de Treviso, Região do Vêneto, não faz parte das rotas importantes do turismo italiano, mas sempre fez parte de minha vida. Minha avó paterna nasceu lá e veio para o Brasil já com mais de 15 anos. Então, uma partezinha de mim veio de lá e por isso eu sempre quis conhece-la. Quando ouvia falar de Treviso, imaginava que fosse uma cidadezinha pequena e sem muita importância, nunca imaginei que ela seria uma cidade com tanta história. Como eu adorei essa cidade!

Treviso fica a uns 30 km de Veneza e tem por volta de 80 mil habitantes. O Rio Sile que corta a cidade, tem também inúmeros canais (a cidade é conhecida como pequena Veneza).

Ela existe deste os tempos do Império Romano quando era conhecida com Tarvisium e, devido a proximidade com Veneza, foi importante centro comercial.

A muralha
O centro histórico fica rodeado pelas ruinas da muralha concluída no século XVI. A cidade abrigou também artistas do calibre de Dante Alighieri, que passou alguns anos exilado por lá e chegou a citar a cidade na obra “A Divina Comédia”.

No século XX, Treviso passou por maus momentos durante as duas guerras mundiais, quando foi muito bombardeada e teve muitas de suas construções históricas destruídas, construções essas que foram finamente restauradas.

Hoje, Treviso é uma cidade próspera, sede da famosa marca Benetton e é linda de se conhecer. É também conhecida como o lar do famoso doce italiano, o Tiramissu, que segundo alguns sites o doce, da forma como se apresenta hoje, foi criado num restaurante em Treviso, que fechou há pouco tempo por causa da crise econômica.


Por que visitar Treviso?

Bem, sou suspeita pra dizer, porque adorei a cidade, mas ela realmente é uma cidade deliciosa de se conhecer, muito bonita, com boa infra estrutura, vale realmente a pena conhecê-la.

A muralha: boa parte da muralha e algumas de suas portas ainda estão em pé e cerca boa parte do centro histórico da cidade. Do lado de fora do centro histórico, há  um rio que acompanha a muralha, lindo para fazer uma caminhada.










Os canais, que serpenteiam pela cidade, cheio de pontes, e cujo principal é o Buranelli. Não deixar de passear também pela ponte de Dante Alighieri e pela Isola de la pescheria, onde funciona o mercado de peixes da cidade. Atravessando essas pontes, as vezes você pode ver um dos vários moinhos espremidos entre os canais e as casas.







Piazza dei Signori, é o “centro” do centro histórico de Treviso, é uma praça onde abrigam-se restaurantes , cafés e a prefeitura da cidade. É um lugar de encontro, onde as pessoas vão para passear, comer, levar as crianças para brincar no Carrossel instalado na praça, ver lojas de grife (como a da Benetton);





Loggia dei Cavalieri, construída por volta do século XII, era um ponto de reunião dos nobres e ricos da época. Foi bastante danificada durante a 2ª guerra, mas foi restaurada e hoje abriga uma área cultural e de encontro dos jovens trevisanos.




As igrejas: como toda cidade italiana, há várias igrejas em Treviso.

Igreja de São Francisco: Datada do século XIII essa grande igreja, construída de tijolinhos tem estilo românico e é muito pacífica, transmite calma e tranquilidade; localiza-se na Via San Francesco com a Via Sant’Antonio de Pádova.





Duomo: Dedicada a São Pedro Apóstolo, é uma construção mais exuberante, com enormes colunas. Tem origem paleo-cristã, do século VI, no século XI e XII começou a tomar a forma atual e no século XVIII foi reconstruída em estilo neo-clássico


  
Feiras livres que acontecem nas terças-feiras e aos sábados.

Andar pelas ruas, pontos e canais da cidade, observando os cantinhos e as inúmeras rodas d’água que antigamente serviam para moagem de grãos.








Tiramissú, coma vários, pois cada restaurante prepara um pouquinho diferente do outro e são deliciosos.




Os restaurantes que frequentei e mais gostei foram:

Pizzaria Da Roberto (Viale Luigi Cadorna, 16), jantamos lá umas três vezes, pois além de ficar próximo ao hotel, ainda tinha, bons pratos e preços e o atendimento muito simpático, uma das atendentes falava bem o português  e era muito gentil.



Osteria da Arman (Via A. Manzoni, 27), almoçamos duas vezes por lá, restaurante pequeno, com boa comida e preço. A decoração com fotos antigas de Elvis Presley, e outros, deixa o ambiente bem aconchegante e divertido.







Pizzeria Zeus (Via Avogari 14), jantamos duas vezes, uma delas comemos uma pizza excelente. A atendente brasileira é muito bacana e facilita bastante o entendimento do cardápio. Ótima opção. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário