Menu

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Turismo em São Paulo - Centro Histórico – Parte II

Continuando nosso tour pelo centro histórico de São Paulo...

Largo São Francisco

Pertinho da Praça da Sé fica o Largo São Francisco, sede da famosa faculdade de direito da Universidade de São Paulo. Ao lado, a Igreja das Chagas do Seráfico Pai São Francisco onde estava tendo uma exposição de presépios, lindos.








Visão do monastério
Viaduto do Chá, Teatro Municipal de São Paulo, Prefeitura e Shopping Light

O Viaduto do Chá é uma estrutura metálica inaugurada em 1892, que ligava a antiga Rua do Chá à Rua Direita. Ficava numa área rica e era frequentado pela alta sociedade paulistana da época. Hoje, além de sistema viário, serve como ponto para fotos do Teatro Municipal.




Muitos dos prédios do centro de São Paulo foram tombados pelo patrimônio histórico e hoje abrigam lojas e empresas. Um desses prédios é o Alexandre Mackenzie, inaugurado em 1929 como sede da empresa de Energia Light, e hoje abriga o Shopping Light. No interior do shopping, além das lojas, é possível ver um pouco da arquitetura preservada. Uma boa parada para um café, banheiros...




Outro desses prédios é o Edifício Matarazzo ou Palácio do Anhangabaú, que abriga a Prefeitura de São Paulo desde 2004. Originalmente foi sede das Indústrias Matarazzo desde sua inauguração no final doa anos 30 até a década de 70.

Shopping Light ao fundo
O Teatro Municipal é um dos mais emblemáticos prédios da cidade de São Paulo. Sua construção teve início em 1903, com projeto do arquiteto Ramos de Azevedo, foi inaugurado em 1911, no auge de uma São Paulo dominada pela aristocracia cafeeira. Foi construído para a elite, para a ostentação cultural da época. Ainda bem, porque hoje podemos desfrutar dessa maravilha arquitetônica. O teatro serve de palco para inúmeras obras durante o ano. É possível fazer visitas guiadas pelo interior do teatro e também visitas espontâneas. Eu não tive a oportunidade, mas com certeza irei em breve e volto aqui pra contar como foi.



Não custa avisar né?
Na rua de trás do Teatro Municipal fica um prédio dedicado às Artes, a Praça das Artes,  sede da Escola Municipal de Música, da Escola de Dança de São Paulo, da administração da Fundação Theatro Municipal e da SP-Cine, além de sediar exposições, como a da Mafalda em 2014-2015.





Essa região retrata todo o glamour do início do século XX na cidade de São Paulo.

Galeria do Rock, Ipiranga com São João e Praça da República

Seguindo em direção à Praça da República, passamos pela Galeria do Rock, uma ode ao estilo musical, onde encontramos lojas especializadas, galerias, oficinas de tatuagens, e toda gama de produtos ligados ao Rock.


Seguindo, cruzamos com as Avenidas Ipiranga e São João... quem nunca ouviu, na voz de Caetano Veloso os versos “...Alguma coisa acontece em meu coração, que só quando cruzo a Ipiranga e a Av. São João...”, bem, acho que naquela época havia um pouco mais de magia, de glamour nesse cruzamento, hoje é só um cruzamento entre duas avenidas famosas e importantes da cidade, mas vale pela recordação da música.



Subindo a Av. Ipiranga chegamos finalmente à Praça da República, onde encontra-se a estação República do Metrô. Aos domingos, há uma famosa feira de artesanato e antiguidades. Em frente está localizada a Secretaria Estadual de Educação de São Paulo.




Tudo são flores?

Infelizmente não... nem tudo são flores.

São Paulo é enorme, tem uma população enorme e claro, tem problemas enormes também.

O centro histórico é realmente lindo! mas infelizmente também meio abandonado. 

Caminhando pelas ruas e prédios lindos, vemos também muita sujeita, muita calçada sem cuidado, muito lixo jogado pelo chão e muito morador de rua. É preciso certo cuidado para aproveitar de toda aquela história, mas esses problemas não inviabiliza um belo passeio pela região. 

Vale a pena... se for de São Paulo e ainda não conhece vá, se for de outra cidade ou Estado, venha conhecer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário