Menu

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Valle del Arcoiris e Hierbas Buenas


Eis um lugar pouco conhecido e fora da rota tradicional do Atacama, mas que vale muito a pena conhecer se tiver tempo.

Fica a mais ou menos uma hora de San Pedro, o passeio sai por volta das 8 horas da manhã, o que é um alívio no inverno e retorna por volta de meio-dia.

Eu diria que Arco-íris é um exagero, mas o Valle do Arcoiris é realmente muito bonito e colorido.



A primeira parada é num cânion, onde pudemos caminhar por entre as paredes rochosas, a sensação de estar entrando num labirinto. Nas paredes rochosas podem-se ver as camadas de sedimentação, com cores e texturas diferentes. Se você for no inverno, vá bem agasalhado, porque nesses corredores de rochas faz um frio danado, não bate sol, ok?









Voltamos ao carro e fomos até o vale do arco-íris propriamente dito, um local lindo, com montanhas coloridas com diferentes tons de verdes, ocres, vermelhos, de acordo com o tipo de mineral formador. Como é pouco visitado, praticamente não tenha mais ninguém além do nosso pequeno grupo de 8 pessoas mais o guia.

Aqui paramos por um tempo maior, explorando um pouco o local. O silêncio é grande, a sensação de paz também. Vimos até umas lhamas ao longe, mas não chegamos muito perto.  No final, um suco e umas bolachinhas para fechar o passeio (há empresas de turismo cujos lanchinhos são melhores que os da Latchir – talvez os preços também sejam um pouco maiores - mas, só ficamos sabendo disso depois que  fizemos o passeio, mas você já está sabendo, depois não diz que não avisei).






Uma curiosidade: apesar da altitude, da distância da cidade, do isolamento, você vai conseguir um excelente sinal de internet por lá!! Uma chilena queria me mostrar algo sobre as vinícolas de Santiago, pegou seu smartphone e começou a digitar (eu realmente achei que ela estava brincando mas...) e de repente ela começou a me mostrar um site sobre o assunto!!!!! aqui eu não consigo um sinal decente no bairro de Pinheiros!

Nossa última parada foi nos petróglifos de Hierbas Buenas, uma área arqueológica, com registros na rocha dos antigos habitantes locais, é a maior concentração de arte rupestre do Atacama

Lá, é possível observar desenhos talhados na rocha de animais e pessoas. Muito interessante. 










Nos arredores ainda vê-se alguns dos arbustos típicos do Atacama, como o “Cojín de la suegra” e a “Rica-Rica”.

Cojín de la suegra
Rica-rica
Voltamos para San Pedro por volta do meio-dia.

Preços (em pesos chilenos, válidos para jul/2015):

Agência de turismo: 25.000 por pessoa mais 2.000 de entrada no parque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário