Menu

sábado, 24 de outubro de 2015

San Pedro de Atacama - Tour Noturno

Saturno
O Deserto do Atacama é um local especial para observação do céu noturno. Vários projetos astronômicos de observação astronômica estão ali instalados, como o ALMA (radioastronomia), o Observatório Paranal, entre outros, todos são convênios de vários países para exploração do universo, alguns dos melhores telescópios em atividade hoje estão nesta região. Extremamente seco, em altitude elevada e longe das luzes das cidades, torna-se então o local ideal para observação do céu noturno, mesmo por leigos no assunto, devido à quase inexistência de interferentes atmosféricos e urbanos.

Há vários pacotes de tours astronômicos para se fazer em San Pedro de Atacama. Nós fizemos um de pouco mais de duas horas, no observatório privado Ahlarkapin, próximo à cidade. Esse observatório é composto por uma cúpula geodésica que abriga, segundo o guia, o maior telescópio privado do Chile.

O tour começa com uma apresentação de mais ou menos meia hora sobre astronomia, logo depois, fomos para um mirante, onde podíamos ver (ou tentar ver) as constelações que nos mostravam, a criatividade dos antigos astrônomos para ver constelações é incrível. Com um laser de alta potência, ele nos indicou alguns planetas e estrela que estavam visíveis àquela noite.

Em seguida fomos levados até a cúpula e pudemos então observar, com o telescópio, algumas estrelas, grupos de estrelas e, para finalizar, o planeta saturno. No final, dependendo do celular que você tenha, é possível fazer uma foto de saturno, astro que estava visível naquele dia, mas pode ser que em outros meses do ano, isso mude (funciona para celulares da Apple e Asus, para os demais não é possível).


Entramos novamente na sala de aula para tomar um chocolate quente, porque a noite estava muito fria. Recomenda-se ir bem agasalhado.

Preços (em pesos chilenos, válidos para jul/2015):
Agência de turismo: 20.000 por pessoa


Nenhum comentário:

Postar um comentário