Menu

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Geyser del Tatio



Esse pode não ser o lugar mais bonito que você vai conhecer no Atacama, mas com certeza é o mais surreal.

A começar pela saída do tour, as 5h30 da manhã, com um frio que sério, deu vontade de ficar na cama! Mas tudo bem, turista é assim, faz coisas que no dia a dia não faria de jeito nenhum. Rodamos com um micro ônibus por quase duas horas pois os gêiseres estão localizado há uns 90 km de San Pedro, aproveitamos para dormir um pouco, já que ainda estava escuro.

Chegamos ao parque umas 7h, ainda escuro Na entrada, paga-se o ticket e há banheiros, mas para isso tivemos que sair do ônibus! Nossa, nunca senti tanto frio e olha que eu estava toda coberta, com todas as blusas que levei. A água do banheiro estava congelada, ou seja, nada de descarga ou lavar as mãos e nem dava mesmo, pois as mãos doíam, foi terrível ter que tirar as luvas para usar o banheiro... Voltamos rapidinho para o ônibus, que se adentrou pelo campo de gêiser.  

Percorremos alguns minutos pelos gêiseres até pararmos para conhecer o campo. Eu nunca tinha visto um gêiser, então achei tudo muito legal. O sol ainda não havia nascido então a temperatura estava em torno dos 13ºC negativos, com sensação térmica mais baixa ainda, básico né? (mesmo no verão a temperatura aqui geralmente está abaixo de zero).

As fumarolas


Será que está frio??

Algumas pessoas nem desceram do ônibus, o que eu acho um desperdício, pois o lugar vale muito a pena. A guia deu umas explicações sobre a formação daquele campo.

Fervendo a 86º C.
Um gêiser é uma área onde a água subterrânea entra em contato com lava vulcânica ou com rochas super aquecidas próximo á superfície, motivo pelo qual, periodicamente jorram através de nascentes no sol e são muito raros. O campo de gêiser El Tatio é o mais alto da Terra, há mais de 4.200 metros de altitude, é também o maior da América do Sul e terceiro maior do mundo, possui por volta de 80 gêiseres ativos, e o horário de maior atividade é entre 6 e 7 horas da manhã, por isso temos que sair bem cedo de San Pedro. A temperatura é a de fervura da água, no caso de El Tatio, por volta de 86ºC, devido á altitude.



Caminhando pelo campo, vê-se pequenas ou grandes poças de água fervente e fumarolas que, de repente, jorram em cortinas de vapor por alguns minutos devido à pressão interna. Há áreas demarcadas para caminhar devido ao perigo de queimadura, então respeite esses locais e aproveite a estranha paisagem.




A guia preparou a mesa de café da manhã com o básico, biscoitos, pão, queijo geleia, barra de cereal e chá quente (uma delícia nesse frio).



O nascer do sol faz tudo ficar ainda mais bonito pois as montanhas ao fundo começam a se iluminar eu diria que tudo isso é uma tortura que vale muito a pena. E a temperatura vai subindo um pouco, ainda não dá para tirar casaco nenhum, mas fica bem melhor.



Apesar do sol, não se iluda, estava um frio cortante!
As vicuñas passeiam livremente pelo campo de gêiseres.

No local também há uma piscina termal, quem tiver coragem, deve ir com traje de banho por baixo de todos os casacos. Há uma cabana para troca de roupa e m frente à piscina. Eu não tive coragem, pois apesar da água estar quente, o ar está abaixo de zero!




Olha quantas fumarolas!

Esse é o maior gêiser do local.
A parte de trás da piscina termal fica o maior gêiser do campo, jorrando forte.

Ficamos por ali uns 40 minutos.

Solitária!

Na volta para San Pedro, tivemos duas paradas, uma para observar um lago congelado no Vale do Rio Putana, lindo lugar. 







Logo em seguida, paramos no povoado de Machuca, uma rua com algumas casinhas de adobe cobertas por palha, uma igreja, e uma vendinha onde são vendidos uns pasteis (se quiser comer, vá para a fila logo, porque o serviço é muito devagar).





Essa bandeira quadriculada colorida, está em todos ops lugares na região, é a bandeira do povo Ayamara.

Chegamos em San Pedro por volta das 13 horas.

Maiores informações sobre os gêiseres: http://www.sociedadgeologica.cl/geiseres-del-tatio/

Preços (em pesos chilenos, válidos para jul/2015):

Agência de turismo: 20.000 por pessoa (café da manhã incluído)

Entrada no parque: 5.000 por pessoa (paga-se em dinheiro, na entrada do campo de gêiser)

Nenhum comentário:

Postar um comentário