Menu

domingo, 2 de novembro de 2014

Porque viajar para o Peru?

Map of Peru
http://www.lonelyplanet.com/maps/south-america/peru/

Caral (a segunda cidade mais antiga do mundo), Machu Pichu, Cusco, Puno, Titicaca, vulcões, Lima, Incas, Nasca, Balletas, pinguins, leões marinhos, cuy, ceviche, Cusqueña, Inca Cola, torta três leches, llamas, pisco, desertos, florestas, Andes... Porque viajar para o Peru?

O Peru é o terceiro maior país sulamericano, que possui uma diversidade de paisagens e culturas enorme. Pode ser definido em três áreas distintas, de acordo com as características geográficas de cada uma: o litoral com clima desértico (temperaturas amenas e pouca chuva), o altiplano (Cordilheira dos Andes) e a floresta (úmida). Climaticamente, o país tem uma ampla área desértica, em contraposição com uma ampla área tropical úmida (que abriga a floresta amazônica peruana).

A população peruana é muito diversificada. As várias etnias que ocuparam o Peru no passado deixaram sua cultura e seus descendentes, além, é claro da influência europeia devido à colonização espanhola.

Para o turista, o Peru é uma rica fonte de lugares e experiências incríveis. Pra quem gosta de bons restaurantes, Lima é o lugar, pois a cidade está no topo da atual gastronomia internacional, representada, por exemplo, pelo famoso chef Gastón Acurio. Mas por todo país, você encontrará restaurantes de culinária local que valem a pena conhecer.

A comida peruana que talvez seja mais conhecida é o Ceviche, um marinado de peixe fresco e suco de limão com temperos, dizem que é muito bom, mas como eu não gosto de peixe cru, não experimentei; o pisco é uma bebida alcólica típica que todo restaurante serve; eu experimentei a cerveja Cusqueña e achei gostosa (mas não sou conhecedora do assunto para fazer comparações), o refrigerante Inca-Cola é um líquido amarelo fluorescente que vende muito, dizem que é o único que bate a Coca-cola. Para sobremesa, recomendo experimentarem a torta três leches (surreal de tão gostosa).

Se o que você curte é aventura, pode experimentar as áreas de floresta e trilhas, como as que levam a Machu Pichu.

E, para quem gosta de história e arqueologia (meu caso), o país parece ser inesgotável. Eu tive a honra de conhecer Lima, Cusco, Nasca e Machu Pichu, mas ainda há outros locais que eu pretendo conhecer, como por exemplo, Arequipa, Puno (Lago Titicaca), Vale Sagrado (próximo à Cusco), voltar para Cusco e o que mais vier, porque adoro esse país.

Nossa primeira vez no Peru foi por meio de um pacote CVC de sete dias. O roteiro incluía: city tour em Lima; viagem de ônibus para Nasca com sobrevoo, volta para Lima, com parada em Paracas para visitar as Ilhas Ballestas, voo para Cusco com city tour e passagem de trem para Macchu Picchu. Nem sempre viajar com pacote é agradável, mas dessa vez, as pessoas do grupo eram todas muito animadas e fizemos um grupo homogêneo durante todo o passeio, que chamarei sempre de amigos.

Por todo o passeio fomos recepcionados e guiados pelo receptivo local Viajes Pacífico. Os guias peruanos foram os melhores, mais educados e mais atenciosos que eu já tive a oportunidade de conhecer. Não deixaram uma lacuna sequer, tudo organizado, tinham um cuidado extremado pelo turista. Levavam-nos até os guichês dos aeroportos! Muito profissionais.

Na segunda vez fomos por conta e ficamos uma semana somente em Lima. Há muito que se fazer por lá.

Por tudo que pude perceber nas duas vezes em que estive no Peru, o turismo no país é levado a sério. Eles sabem que possuem riquezas arqueológicas e culturais de interesse internacional e sabem apresentá-las ao turista.

Consulte:


2 comentários: