Menu

domingo, 16 de novembro de 2014

Lima - Museus e sítios arqueológicos na cidade

Parque Kennedy
Fomos a dois museus: o Museu Larco e o Museu Nacional de Arqueologia, Antropologia e História do Peru.

O Museu Larco foi fundado em 1926 por Rafael Larco Herrera, considerado um dos principais arqueólogos peruanos.



A coleção é dividida em temas abriga artefatos e têxteis de vários períodos da história pré-colombiana peruana. Uma ala que chama a atenção é a exposição de arte erótica pré-colombiana.
O museu fica num prédio bonito, com jardins floridos, uma loja e uma cafeteria e restaurante, com preços meio “salgados” demais pro meu gosto. 

Mais informações: 



Mas o museu que eu mais gostei foi o Museu Nacional de Arqueologia. Fundado em 1926, esse museu (mais barato que o anterior), tem uma coleção belíssima não só de artefatos pré-colombianos, mas também do período colonial peruano. É o maior museu desse tipo do país. Fica num prédio antigo e bonito, com jardim interno e inúmeras salas onde se divide a coleção. Esse museu fica no bairro de Pueblo Libre. 

Para mais informações http://mnaahp.cultura.pe.


Vale a visita nos dois museus, mas se tiver que escolher um só, escolha o Nacional de Arqueologia.

Aos dois museus fomos de taxis, combinando anteriormente o preço com o motorista. O senhor que nos levou ao museu de arqueologia, ficou nos esperando para levar também para a Plaza de Armas, para vermos a troca da guarda no Palácio Presidencial. Nesse dia caminhamos pelas ruas do centro, entramos em lojas em conhecemos um pouco mais dessa região mais antiga da cidade.





Lima tem muitos sítios arqueológicos na cidade. Você está passeando por um bairro tranquilo e dá de cara com uma pirâmide construída com adobe. É demais de legal. Fomos a dois desses lugares, um no próprio bairro de Miraflores, próximo ao hotel, o Huaca Pucllana, um sítio grande, que foi ocupado por vários povos ao longo dos séculos e que está sendo estudado e restaurado, estudos indicam que era um local religioso, para rituais. 









A visita é guiada e em grupos, você não pode entrar sozinho nas construções, você visita as diversas construções, a área de rituais, sobe na pirâmide principal, visita a horta, com alimentos cultivados pelos povos que ocuparam a região. É um lugar incrível para visitar (http://huacapucllanamiraflores.pe/).




Outro desses sítios é o Huaca Huallamarca, que fica em San Isidro. É menor que o primeiro, mas também interessante de se visitar, datado de inícios da era cristã, segundo estudos, não foi construído com fins religiosos. 

A visita aqui não é necessariamente guiada, você sobre na pirâmide e visita o museu anexo. 










Um passeio imperdível também é o passeio noturno Circuito Mágico das Águas, no Parque de la Reserva. É um conjunto de enormes fontes luminosas e animadas, com temas diferentes, algumas são interativas e você pode até se molhar um pouquinho... há um onde é feita uma apresentação com canhões de luz e projeções de imagens combinadas com música, um espetáculo! Também fizemos esse passeio pela Mirabus, dura umas quatro horas e, após sairmos do parque, paramos para um café com bolo no Sheraton Hotel.







Coisas de Lima...
O que se pode dizer né? e o lanche realmente foi excelente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário