Menu

domingo, 14 de dezembro de 2014

Itália: planejando a viagem


Começamos a organizar nossa viagem de 15 dias para a Itália quase um ano antes. Pesquisamos tudo: cidades, museus, vôos, hotéis, transportes públicos, como se locomover, o que comer, onde ficar, onde ir, compramos dicionários e livros com expressões mais comuns. O planejamento de uma viagem, além de ser o início da viagem, permite que você aproveite ao máximo o que a cidade tem a oferecer.  

Com período de férias e cidades definidos, começamos a pesquisar os preços de hotéis e voos. Entramos em vários sites de voos para verificar quais os melhores preços.
Nessa viagem fomos eu, o Cláudio e minha mãe.

A escolha do voo e dos hotéis

Existem empresas aéreas e EMPRESAS aéreas e quando se planeja com antecedência, pode-se optar por essas últimas, pois possivelmente se encontrará algum voo com preço acessível. Optamos pelos voos da Turkish Airways, uma empresa turca, que foi considerada a melhor da Europa em 2012, os aviões são confortáveis, o serviço de bordo excelente, as refeições típicas turcas, são saborosas. A companhia oferece ainda duas opções para voos com escalas longas: um city tour (para escalas diurnas) ou uma estadia em hotel, para escalas noturnas com mais de 10 horas. Esse foi um dos motivos que nos levou a escolher essa companhia, além do preço ser convidativo na época.




Pegamos um voo com escala em Istambul. Na ida, a escala era de mais de 15 horas e na volta, de 10 horas. Chegamos ao aeroporto de Istambul por volta das 8 da noite e fomos procurar o guichê para podermos passar a noite no hotel. Até então imaginávamos um hotel no próprio aeroporto, estilo Ibis talvez, mas já seria ótimo para um descanso e um banho.







Todos os passageiros foram encaminhados para um micro ônibus que nos levaria para o hotel. Legal, saímos do aeroporto e vimos um pouco de Istambul. Quando chegamos ao hotel, não acreditei... um Hotel 4 estrelas no centro da cidade, um luxo de hotel! O quarto era enorme, com banheira; o café da manhã excelente, tudo incluído no preço da passagem aérea! Fiquei encantada, não esperava por isso, imaginava um hotel bem mais simples.

Eu e a mamis no hall do hotel, esperando o transporte que nos levaria ao aeroporto para pegar a conexão para Roma
Olha o estilo deste hotel!







Na volta, a conexão era de umas 8 horas também em Istambul, mas ficamos esperando algumas horas no próprio aeroporto que por sinal tem uma lojinha linda de produtos típicos.

Se eu recomendaria a Turkish Airways? Claro que sim.




Quanto aos hotéis...

A escolha do hotel é difícil, pois as opções são muitas. O que levamos em consideração além do preço foi localização e certa qualidade do hotel. Já ficamos em espeluncas e foi bem desagradável. Prefiro pagar um pouquinho a mais e ficar em um lugar limpo, com boa estrutura, talvez um hotel de rede grande.

Teríamos que fazer reservas em Roma, Florença e Veneza. Escolhemos, coincidentemente, os três hotéis da rede Best Western que ficavam próximo à estações (de metrô em Roma e de trens na demais cidades), o que facilitou bastante a vida. A qualidade dessa rede é boa, já conhecíamos de outras viagens, os preços não foram os melhores, mas ainda estava dentro do nosso orçamento.



Roma – Best Western President: em frente a uma estação de metro Manzoni; ar condicionado central que empesteava o ar com cheiro de cigarro, mas deixamos desligado. Café da manhã excelente e incluso na diária; wi-fi; bom serviço de quarto.







Florença – Best Western Palazzo Ognisanti: próximo da estação central de trem Santa Maria Novella; o melhor quarto da viagem; atendimento de balcão excelente, um dos gerentes falava português e foi muito educado conosco; café da manhã incluso.












Veneza – Best Western Bologna: em frente ao terminal Veneza Mestre, última estação antes das ilhas de Veneza. Qualidade equivalente aos demais, o atendimento de balcão foi um pouco mais “seco”, foi aqui a primeira vez que senti a famosa “grosseria” italiana e já estávamos no fim da viagem, ou seja, acho que isso é meio mito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário